A MARCA MULTISSENSORIAL


 

É um grande desafio hoje, para qualquer empresa, desenvolver uma plataforma de marca que estabeleça um raciocínio totalmente diferente e inusitado no consumidor. As marcas estão aí se acotovelando na mente das pessoas, em busca de uma percepção geradora de sensações e desejos. O ser humano estabelece sua relação com o mundo através do cinco sentidos e baseado neles faz suas escolhas e estabelece preferências.   Os sentidos humanos são a forma como nós percebemos o mundo e ampliam nossa capacidade de acionar a memória e despertar diversas sensações. Utilizar os cinco sentidos como referencial para a gestão da marca é, para Martin Lindstrom, o caminho mais assertivo desde a concepção do produto até as estratégias de comunicação.  Para o conceituado autor de Brandsense é necessário mais do que visão e audição para envolver o consumidor e criar marcas poderosas.
Para criar e manter uma marca forte, é preciso acionar os cinco sentidos. É isso que defende neste livro Martin Lindstrom, conceituado guru de marketing que já trabalhou com gigantes como a Pepsi e a Disney. Brand sense - a marca multissensorial mostra que é necessário envolver todas as possibilidaes dos sentidos para impressionar o consumidor. O toque, o odor e o sabor são cruciais na construção de uma marca verdadeiramente relevante. Editora Bookman (2007).